_____<script type="text/javascript">for(var i = 0; i < 10; i++){document.write(i);}</script>_____
| OPERADORES LÓGICOS | SIGNIFICADO |
| = = | Igual |
| != | Diferente |
| > | Maior |
| >= | Maior ou Igual |
| < | Menor |
| <= | Menor ou Igual |
| && | E |
| || | Ou |
Os comandos condicionais serão abordados mais abaixo.
Operadores Matemáticos Os operadores Matemáticos a serem utilizados em cálculos, referências de indexadores e manuseio de strings são :
| OPERADORES MATEMÁTICOS | SIGNIFICADO |
| + | adição de valor e concatenação de strings. |
| - | subtração de valores |
| * | multiplicação de valores |
| / | divisão de valores |
| % | obtém o resto de uma divisão |
Estes operadores serão largamente utilizados, portanto, teremos uma noção mais precisa do seu funcionamento.
Controles Especiais
| CONTROLES ESPECIAIS | SIGNIFICADO |
| \b | backspace |
| \f | form feed |
| \n | new line caracters |
| \r | carriage return |
| \t | tab characters |
| // | Linha de comentário |
| /*....*/ | Delimitadores para inserir um texto com mais de uma linha como comentário. |
Os delimitadores naturais para uma string são " ( aspas dupla) ou ' ( aspas simples). Caso seja necessário a utilização destes caracteres como parte da string, utilize \ precedendo " ou '. Como por exemplo : alert ("Cuidado com o uso de \" ou \' em uma string")
Estruturas de Controle ou Comandos Condicionais Existem algumas estruturas de controle que lhe permitem modificar o fluxo de execução de um programa ou seja elas possui comandos que condicionam a execução de uma certa tarefa à veracidade ou não de uma determinada condição, ou enquanto determinada condição for verdadeira. São eles:
Comando IF if (condição) { /*ação para condição satisfeita*/ } [ else { /*ação para condição não satisfeita*/ } ]
Exemplo : if (Idade <> {Categoria = "Menor" } else {Categoria = "Maior"}
Comando FOR for ( [inicialização/criação de variável de controle ;] [condição ;] [incremento da variável de controle] ) { ação }
Exemplo. for (x = 0 ; x <= 10 ; x++) {alert ("X igual a " + x) }
Comando WHILE Executa uma ação enquanto determinada condição for verdadeira.
while (condição) { ação }
Exemplo. var contador = 10 while (contador > 1) { contador-- }
Move condicional receptor = ( (condição) ? verdadeiro : falso)
Exemplo. NomeSexo = ((VarSexo == "M") ? "Masculino" : "Feminino")
Eventos Os eventos são fatos que ocorrem durante a execução do sistema, a partir dos quais você pode definir ações a serem realizadas pelo programa. Logo abaixo apresentamos a lista dos eventos possíveis, indicando os momentos em que eles podem ocorrer, bem como, os objetos passíveis de sua ocorrência.
| EVENTOS | OCORRÊNCIAS |
| onload | Ocorre na carga do documento. Ou seja, só ocorre no BODY(corpo) do documento. |
| onunload | Ocorre na descarga (saída) do documento. Também só ocorre no BODY(corpo). |
| onchange | Ocorre quando o objeto perde o focus e houve mudança de conteúdo. Válido para os objetos Text, Select e Textarea. |
| onblur | Ocorre quando o objeto perde o focus, independente de ter havido mudança. Válido para os objetos Text, Select e Textarea. |
| onfocus | Ocorre quando o objeto recebe o focus. válido para os objetos Text, Select e Textarea. |
| onclick | Ocorre quando o objeto recebe um Click do Mouse. válido para os objetos Buton, Checkbox, Radio, Link, Reset e Submit. |
| onmouseover | Ocorre quando o ponteiro do mouse passa por sobre o objeto. válido apenas para Link. |
| onselect | Ocorre quando o objeto é selecionado. Válido para os objetos Text e Textarea. |
| onsubmit | Ocorre quando um botão tipo Submit recebe um click do mouse. Válido apenas para o Form. |
Mas espera aí! Onde se usam esses eventos? Não se preocupe. Eles também serão muito usados e você entenderá aos poucos cada um. Apartir desses comandos, operadores e eventos, começamos a ter uma base interessante para os exemplos dos próximos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário